Obra de ampliação  e remodelação da ETAR de Campo, em Valongo

Investimento na melhoria da capacidade de tratamento

A ETAR de Campo foi concebida, em 1996, para servir a população das freguesias de Valongo, Campo e Sobrado do concelho de Valongo e as freguesias da Gandra, Rebordosa, Lordelo, Duas Igrejas, Astromil e Vilela do concelho de Paredes.

Nascia, assim, a principal unidade de tratamento de águas residuais na bacia do rio Ferreira.

Desde o início do seu funcionamento, em 1999, que a evolução dos caudais afluentes à ETAR, devido ao aumento da taxa de cobertura da população servida, foi superior à prevista. No ano de 2004, atingiram-se os caudais e cargas estimados para o ano de horizonte do projeto de 2016, o que conduziu a uma situação de sobrecarga desta instalação.

Em 2015 e no seguimento de convite dirigido, pelo POSEUR à Águas de Valongo, S.A., autorizado pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente, foi apresentada a candidatura do “Projeto de Ampliação e Remodelação da ETAR de Campo-Valongo” com vista ao cumprimento da DARU – Diretiva relativa ao Tratamento de Águas Residuais Urbanas, abrangida pelo Eixo 3 – Proteger o Ambiente e Promover a Eficiência dos Recursos do POSEUR, Domínio (022) Tratamento de Águas Residuais.