Prevenção dos Meios Hídricos
Prevenir a degradação dos recursos hídricos é essencial para assegurar a disponibilidade de água potável, proteger a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas, e garantir a sustentabilidade das atividades económicas e o bem-estar dos seres humanos.
Uma das ações e práticas destinadas a preservar a quantidade e qualidade da água disponível, é o tratamento dos efluentes resultantes de atividades humanas (processos industriais, agrícolas, domésticos e comerciais), antes de serem rejeitados no meio ambiente.
O sistema de saneamento do Concelho de Valongo, subdivide-se em dois subsistemas: o sistema Nascente que serve as freguesias de Valongo, Campo e Sobrado e o sistema Poente que serve as freguesias de Ermesinde e Alfena.
O sistema Nascente
Com um comprimento de rede que cobre cerca de 96 % da população de Valongo, Campo e Sobrado do Concelho de Valongo. As águas residuais recolhidas são encaminhadas para a ETAR de Valongo, Campo e Sobrado e, após tratamento, são rejeitadas no Rio Ferreira.
O sistema Poente
Com um comprimento de rede que cobre cerca de 96 % da população das cidades de Ermesinde e de Alfena. As águas residuais recolhidas neste subsistema são encaminhadas para a ETAR de Ermesinde e Alfena e, após tratamento, são rejeitadas no Rio Leça.
A descarga dos efluentes tratados no meio recetor, não deve provocar alterações da sua qualidade que ponham em risco os seus usos pelo que, a descarga está condicionada aos limites fixados no Título Único Ambiental para Descarga de Águas Residuais, atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Para assegurar a qualidade da água rejeitada no meio hídrico, a Águas de Valongo implementou um rigoroso plano de controlo analítico para monitorização das condições de funcionamento e eficiência das diferentes etapas do processo de tratamento.
A preservação dos recursos hídricos exige um compromisso contínuo com a qualidade dos processos de recolha, drenagem e tratamento das águas residuais e o controle rigoroso dos efluentes tratados descarregados no meio ambiente. No Concelho de Valongo, a estruturação dos sistemas de saneamento Nascente e Poente, e a eficiência das Estações de Tratamento de Águas Residuais, refletem um esforço coordenado para assegurar que as águas residuais sejam tratadas adequadamente antes de retornarem aos rios Ferreira e Leça.
Desta forma, a Águas de Valongo, demonstra a sua missão com a sustentabilidade e a proteção dos recursos hídricos, garantindo que a água descarregada não compromete a qualidade dos cursos de água locais, nem os usos essenciais para as comunidades. A gestão cuidadosa desses processos é fundamental para assegurar que o abastecimento hídrico, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas sejam preservados, promovendo assim o bem-estar da população e a sustentabilidade ambiental.