Resultados da Qualidade da Água

Transparência e Qualidade ao Seu Alcance.

Na Águas de Valongo, o compromisso com a qualidade da água que fornecemos é uma prioridade. Para assegurar a transparência e informar os nossos clientes sobre a segurança e a pureza da água, divulgamos regularmente os resultados das nossas análises. 

Os resultados das análises são divulgados trimestralmente através de resumos afixados nas juntas de freguesia de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, Câmara Municipal de Valongo, Delegação de Saúde e Águas de Valongo.

Divulgação dos Resultados 

Frequência

  • Trimestral: Resumo das análises e tendências observadas ao longo de cada trimestre.

Acesso aos Resultados

  • Online: Os resultados das análises são divulgados mensal e trimestralmente neste site. Pode aceder aos relatórios mais recentes e históricos diretamente aqui.
  • Nas Lojas da Águas de Valongo: Os relatórios também estão disponíveis para consulta nas nossas lojas físicas. 

Benefícios da Divulgação Regular

  • Transparência: Mantemos os nossos clientes informados sobre a qualidade da água.
  • Segurança: Garantimos que a água fornecida está dentro dos padrões de qualidade exigidos.
  • Confiança: Fortalecemos a confiança dos nossos clientes através da divulgação aberta dos resultados. 

Os Municípios são responsáveis no seu âmbito territorial, por assegurar a qualidade de água distribuída à população através de qualquer rede de distribuição. No caso do Município de Valongo foi delegada por concessão a responsabilidade de gestão à empresa Águas de Valongo. A vigilância sanitária é da responsabilidade da Autoridade de Saúde Concelhia. A água deve estar apta ao consumo no ponto de entrega ao consumidor.

Relatórios Anteriores

Pretende consultar um relatório resumo de algum trimestre anterior sobre a qualidade da água que a Águas de Valongo distribui em todo o concelho, envie-nos um pedido a solicitar o que pretende para o seguinte endereço de email: qualidade-agua.valongo@bewater.com.pt

Perguntas Frequentes

A água distribuída para consumo humano apresenta uma excelente qualidade. É regularmente analisada por laboratórios acreditados com base em cerca de 50 parâmetros distintos, para avaliação das suas concentrações, atendendo a valores limite especificados na legislação nacional, que resultam da transposição da exigente legislação europeia.
O controlo da qualidade da água inclui a análise de microrganismos, bem como de parâmetros químicos e tóxicos, como pesticidas ou metais pesados.
Pode beber água da torneira com toda a confiança.

O controlo da qualidade da água é realizado através de processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises em laboratório acreditado externo de reconhecida competência a nível nacional, com procedimentos de gestão da qualidade implementados. Todas as amostras são colhidas por técnicos certificados e enviadas para laboratório considerado apto pelo ERSAR.

Quais os parâmetros determinados?

As análises são realizadas em laboratório acreditado, qualificado para efetuar as determinações previstas na legislação, nomeadamente um conjunto de parâmetros agrupados da seguinte forma em função da sua frequência de determinação:

  • Controlo de Rotina 1
  • Controlo de Rotina 2
  • Controlo de Inspeção

Os grupos referidos são constituídos por:

  • Parâmetros microbiológicos- Indicadores de contaminação microbiológica da água. O incumprimento dos limites estabelecidos pode ocasionar riscos para a saúde.
  • Parâmetros físico-químicos– A contaminação físico-química geralmente chega aos meios aquáticos através das atividades industriais, agrícolas, águas residuais urbanas não tratadas, etc.

Estes parâmetros identificam:

  • Características organoléticas– Turvação, sabor, etc.
  • Composição físico-química– Temperatura, pH, etc.
  • Substâncias indesejáveis– Ferro, Nitratos, etc.
  • Substâncias tóxicas– Chumbo, Crómio, Mercúrio, etc.
  • Radioatividade– Geralmente este tipo de contaminação deve-se à radioatividade natural e é restrita a determinados tipos de formações geológicas.

A Dureza média da água da cidade de Valongo = 10º F = 100 mg/l CaCO3.
As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:

Dureza

Água muito doces ou macias
Água Moderadamente Dura
Água duras
Água muito duras

CaCO3

0 a 60 mg/L
60 a 120 mg/L
120 a 180 mg/L
>180 mg/L

Nota: A dureza pode exprimir-se não só em mg/L de CaCO3 (Carbonato de cálcio) como também noutras unidades (ex. graus franceses, etc.) pode ver a conversão na tabela abaixo.

A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a seu qualidade pode alterar. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.

Caso a água da torneira apresenta um sabor anormal ou sai turva, contactar a Águas de Valongo responsável pelo abastecimento, através dos seguintes contactos:
Serviço de qualidade de água: Tel.: 224 219 548 ou e-mail: qualidade-agua.valongo@bewater.com.pt