São vários os programas que as entidades locais promovem para garantir a ocupação fora dos tempos letivos de crianças nos seus concelhos.
São também oportunidades que se oferecem às entidades para sensibilizar um público mais jovem sobre questões relevantes para a sociedade de uma forma mais lúdica e descontraída.
A convite da Câmara Municipal de Valongo, promotora do campo de férias da Páscoa denominado ““TOK’A MEXER VALONGO PÁSCOA – HERÓIS DE CAPA VERDE”, a Águas de Valongo foi convidada a participar nestas atividades ocupacionais de tempos livres das crianças durante dois dias.
O desafio lançado foi o de destacar a importância da preservação da água, a sua escassez, o ciclo da água e a qualidade da água que chega ao domicílio dos utilizadores.
As sessões tiveram a duração de cerca de 1 hora e foram realizadas na biblioteca de Valongo que acolheu grupos de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 15. Estas sessões foram muito participadas e deram origem a projetos gráficos executados pela crianças alusivos ao tema preservar a água os quais ficaram expostos na biblioteca.