Clientes Domésticos:
Clientes Obras:
Clientes Comércio / Indústria:
Observações
Para situações em que a instalação já possui um contador associado e deseja alterar a titularidade, além dos documentos acima mencionados, é necessário indicar o número do contador associado à instalação e a respetiva leitura.
Um novo contrato pode ter custos associados nas seguintes situações:
Importante:
É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao novo titular antes de celebrar o novo contrato.
Quando um contrato é rescindido, a Águas de Valongo precisa de se deslocar ao local de consumo para fechar a água. É necessário que a empresa tenha acesso direto ao contador. Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes e a rescisão do contrato não poderá ser efetuada.
Para atualizar os dados do contrato, dirija-se a uma das lojas da Be Water:
LOJA DA ÁGUAS DE VALONGO (atendimento ao público)
Avenida 5 de outubro, 306
4440-503 Valongo
Tel. 22 422 73 90 (Chamada rede fixa nacional)
Fax. 22 422 26 44 (Chamada rede fixa nacional)
Horário de Atendimento: Dias úteis das 8h30 às 15h30.
LOJA DO CIDADÃO DE ERMESINDE (atendimento ao público)
Edifício Faria Sampaio
Rua Aldeia dos Lavradores, 240 — Piso 1
4445-640 Ermesinde
Horário de Atendimento: Dias úteis das 8h30 às 16h30 e sábados das 9h às 13h.
Pode rescindir o seu contrato neste website ou numa das lojas da Águas de Valongo.
Importante: A rescisão de um contrato tem um custo associado que pode ser consultado no tarifário (abertura ou fecho de água, a pedido do consumidor) e só pode ser formalizada pelo titular do contrato ou pelo seu representante legal.
Rescisão nas Lojas:
Quando um contrato é rescindido, a Águas de Valongo precisa de se deslocar ao local de consumo para fechar a água. É necessário que a empresa tenha acesso direto ao contador. Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes e a rescisão do contrato não poderá ser efetuada.
Consulte o nosso tarifário para mais informações sobre os custos associados à rescisão de contrato.
O contrato pode ser celebrado pelo titular ou por terceira pessoa, desde que acompanhada por uma autorização assinada pelo titular e pelo documento de identificação do mesmo.
Um novo contrato pode ter custos associados nas seguintes situações:
Importante:
É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao novo titular antes de celebrar o novo contrato.
O preço fixo de água é o valor aplicado em função do calibre do contador instalado e expresso em euros por cada 30 dias, durante o qual o serviço se encontra disponibilizado ao utilizador final, visando remunerar a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção dos sistemas necessários à prestação do serviço;
O preço fixo de saneamento, é o valor aplicado aos utilizadores do serviço prestado mediante redes fixas, em função do tipo de utilizador, visando remunerar a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção dos sistemas necessários à prestação do serviço, expresso em euros por cada 30 dias.
Nos termos da legislação em vigor, a faturação é mensal.
Para alterar a conta através da qual as suas faturas estão a ser pagas, pode utilizar os seguintes canais:
O prazo de pagamento (data de vencimento) da fatura vem especificado em todas as faturas.
Nota: O pagamento das faturas dentro do prazo evita o acréscimo de custos.
Se não pagar a sua fatura dentro do prazo, ao valor desta acrescem o valor dos juros por atraso de pagamento e encargos relativos ao envio do aviso de corte (custos administrativos e portes de correio).
Se não pagar a fatura e aviso de corte, o abastecimento será interrompido. O pagamento dos valores em dívida, acrescidos do custo da Tarifa de Abertura de Água, só poderá ser efetuado numa das Lojas da Águas de Valongo.
O pagamento da(s) fatura(s) em prestações (não inclui faturação de serviços) dependerá sempre de uma avaliação prévia da Águas de Valongo.
O titular do contrato ou o seu representante legal poderá apresentar o pedido através dos seguintes canais:
Para uma análise inicial, deverá fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:
Importante: Em caso de ser aprovado um plano de pagamento em prestações, o valor da primeira parcela deverá ser pago no momento da celebração do acordo.
Para alterar ou atualizar os seus contactos, contacte-nos via Linha de Apoio ao Cliente.
Estão disponíveis as seguintes formas de pagamento:
O pagamento da(s) fatura(s) em prestações (não inclui faturação de serviços) dependerá sempre de uma avaliação prévia da Águas de Valongo.
O titular do contrato ou o seu representante legal poderá apresentar o pedido através dos seguintes canais:
Para uma análise inicial, deverá fazer-se acompanhar dos seguintes elementos:
Importante: Em caso de ser aprovado um plano de pagamento em prestações, o valor da primeira parcela deverá ser pago no momento da celebração do acordo.
Se pretender proceder ao pagamento das suas faturas por débito direto:
Para receber a Fatura Eletrónica:
Para receber Fatura em Papel:
Para alterar a periodicidade das suas faturas (mensal ou bimestral):
Para comunicar a leitura do seu contador, não deve fazer a diferença entre a leitura anterior e a atual, mas sim informar a totalidade do consumo conforme indicado no contador.
Nos meses em que há deslocação de um colaborador da Águas de Valongo, e para fazer cumprir o disposto no art.º 67.º do Decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de agosto, prevalece a leitura por ele registada.
As leituras são sequenciais e a unidade de medida é o m³.
Atualmente, a comunicação de leituras só pode ser efetuada através:
Em caso de dificuldade, contacte-nos. Estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas.
Para a sua leitura ser refletida no processo de faturação, deve comunicá-la na data exata indicada na sua fatura. Se comunicar depois desta data, a leitura só será considerada no próximo processo de faturação, desde que não haja uma leitura registada pela Águas de Valongo.
A leitura que enviou pode não ter sido considerada na fatura pelos seguintes motivos:
Para a sua leitura ser considerada no processo de faturação, siga estas orientações:
O cliente pode sempre comunicar a leitura do seu contador, dentro do período mencionado na fatura, através da linha de apoio ao cliente 800 205 484 ou através do Balcão Digital, sendo a faturação efetuada com a leitura que nos foi comunicada. Nos meses em que existe leitura real por parte da empresa, é essa a que prevalece para efeitos de faturação.
Quando se verifica que o consumo de água é elevado para além do consumo normal, é importante verificar se este é devido a um consumo real ou a existência de fuga na rede predial.
Para despistar a existência de eventual fuga aconselha-se a, em período noturno, pois causará menos incómodo, fechar todas as torneiras, anotar a leitura e na manhã seguinte, antes de utilizar o serviço, verificar se o contador registou consumo. Se sim, então provavelmente poderá estar perante uma situação de fuga na rede interior, pelo que se aconselha proceder à sua deteção e consequente reparação.
O valor cobrado pelo consumo de água reflete-se na sua fatura mensal sendo este calculado com base nos metros cúbicos consumidos. Este valor é indicado na secção correspondente à água na sua fatura.
A tarifa de saneamento refere-se ao custo associado ao tratamento de águas residuais. Este valor também é calculado com base em 90% do consumo de água, refletindo-se na secção de saneamento da sua fatura.
Além dos custos de água e saneamento, a sua fatura pode incluir outras tarifas, como custos associados aos resíduos sólidos urbanos ou outras taxas municipais aplicáveis. Estas tarifas são discriminadas detalhadamente na sua fatura para total transparência.
Caso pretenda efectuar análises de água:
Contacte o serviço de qualidade de água da Águas de Valongo através de:
Telf: 224219548
Mail: qualidade-agua.valongo@bewater.com.pt
Caso pretenda um relatório resumo da qualidade de água que distribuímos em todo o Concelho consulte aqui
A água distribuída para consumo humano apresenta uma excelente qualidade. É regularmente analisada por laboratórios acreditados com base em cerca de 50 parâmetros distintos, para avaliação das suas concentrações, atendendo a valores limite especificados na legislação nacional, que resultam da transposição da exigente legislação europeia.
O controlo da qualidade da água inclui a análise de microrganismos, bem como de parâmetros químicos e tóxicos, como pesticidas ou metais pesados.
Pode beber água da torneira com toda a confiança.
O controlo da qualidade da água é realizado através de processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises em laboratório acreditado externo de reconhecida competência a nível nacional, com procedimentos de gestão da qualidade implementados. Todas as amostras são colhidas por técnicos certificados e enviadas para laboratório considerado apto pelo ERSAR.
Quais os parâmetros determinados?
As análises são realizadas em laboratório acreditado, qualificado para efetuar as determinações previstas na legislação, nomeadamente um conjunto de parâmetros agrupados da seguinte forma em função da sua frequência de determinação:
Os grupos referidos são constituídos por:
Estes parâmetros identificam:
Caso a água da torneira apresenta um sabor anormal ou sai turva, contactar a Águas de Valongo responsável pelo abastecimento, através dos seguintes contactos:
Serviço de qualidade de água: Tel.: 224 219 548 ou e-mail: qualidade-agua.valongo@bewater.com.pt
A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a seu qualidade pode alterar. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.
A Dureza média da água da cidade de Valongo = 10º F = 100 mg/l CaCO3.
As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:
Água muito doces ou macias
Água Moderadamente Dura
Água duras
Água muito duras
0 a 60 mg/L
60 a 120 mg/L
120 a 180 mg/L
>180 mg/L
Nota: A dureza pode exprimir-se não só em mg/L de CaCO3 (Carbonato de cálcio) como também noutras unidades (ex. graus franceses, etc.) pode ver a conversão na tabela abaixo.
Grátis: este serviço é totalmente gratuito.
De rápida consulta e fácil organização: toda a informação fica organizada e centralizada, aceda em qualquer lugar.
Utilização simples e intuitiva.
Maior comodidade e rapidez no acesso aos serviços prestados.
Visualização de todos os contratos associados à sua conta cliente.
Comunicação de Leituras facilitada.
Emissão de alertas para o período ideal de comunicação de leituras.
Histórico de consumos e médias da conta cliente disponíveis.